quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Inicio de Quaresma... adotemos o Jejum!


JEJUM

quaresma-jejum.jpg
Chamamos "jejum" (latim "ieunium") à privação voluntária de comida durante algum tempo por motivo religioso, como ato de culto perante Deus.
Na Bíblia no jejum pode ser sinal de penitência, expiação dos pecados, oração intensa ou vontade firme de conseguir algo.
Outras vezes, como nos quarenta dias de Moisés no monte ou de Elias no deserto ou de Jesus antes de começar sua missão, marca a preparação intensa para um acontecimento importante.
O jejum Eucarístico tem uma tradição milenar; como preparação para este sacramento, o cristão se abstém antes de outros alimentos. E é na Quaresma que sempre teve mais sentido aos cristãos o jejum como privação voluntária.
O jejum junto com a oração e a caridade, tem sido desde muito tempo uma "prática quaresmal" como sinal de conversão interior aos valores fundamentais do evangelho de Cristo. Atualmente é costume abster-se de carne todas as sextas-feiras de Quaresma que não coincidem com alguma solenidade; fazer abstinência e jejum (uma só refeição ao dia) na quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa.

Orações para a Quaresma... tempo de voltar-se à Deus!

ATO DE CONTRIÇÃO

Confesso a Deus todo poderoso e a vós irmão e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões. E por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós irmãos e irmãs que rogueis por mim à Deus nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO DA QUARESMA


Pai nosso, que estais no Céu, 
durante esta época de arrependimento, 
tende misericórdia de nós. 
Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, 
transformai nosso egoísmo em generosidade. 
Abri nossos corações à vossa Palavra, 
curai nossas feridas do pecado, 
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. 
Que transformemos a escuridão 
e a dor em vida e alegria. 
Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

ORAÇÃO PARA SER MELHOR

Maria, auxílio dos pecadores, 
sempre disposta ao perdão e a intercessão, 
obtém-me as graças que me sejam necessárias 
para encaminhar retamente minha vida, 
rejeitar energicamente o pecado, 
fugir de suas ocasiões 
e colocar os melhores meios para purificar-me 
segundo o desígnio divino 
e assim encaminhar-me 
em direção daquele que é a própria Vida 
Amém.

ORAÇÃO DIANTE DAS TENTAÇÕES

Mãe querida, acolhe-me em teu regaço, 
cobre-me com teu manto protetor 
e, com esse doce carinho que tens por teus filhos 
afasta de mim as ciladas do inimigo, 
e intercede intensamente para impedir 
que suas astúcias me façam cair. 
A ti me confio e em tua intercessão espero. 
Amém.

ORAÇÃO PARA A VIVÊNCIA DO PERDÃO

Diante das dúvidas sobre ti, respondeste com o perdão. 
Diante da perseguição e das muitas murmurações, respondeste com o perdão. 
Diante da insídia e da ímpia ofensa, respondeste com o perdão. 
Diante da infâmia da conspiração contra o Justo, respondeste com o perdão. 
Diante da traição e da dor que esta traz, respondeste com o perdão. 

Mãe de Misericórdia,
teu coração bondoso transborda de clemência,
por isso te imploro que me obtenhas o perdão 
pelos muitos males que fiz, 
e também, ó Mãe,
ensina-me a perdoar como Tu, que, 
diante de tantos males que te fizeram, 
inclusive arrebatar do teu lado teu divino Filho, 
sempre respondeste com o mais magnânimo perdão. 
Amém.

Quarta-feira de Cinzas: Conversão e Oração


Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
quarta-feira-de-cinzas.jpg, 11 kBEste tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Sinônimo de "conversão", é também a palavra "penitência" …
Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.

Tradição

Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.
Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma a partir da segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

SANTO DO DIA...

São Cornélio
SÃO CORNÉLIO

Encontramos, nos Atos dos Apóstolos, este exemplo de entrega. No capítulo 10, nós assim ouvimos da Palavra de Deus: “Havia em Cesareia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte que se chamava Itálica, era religioso; ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2). 
Diante dessa espiritualidade que Cornélio possuía, Deus o visitou por meio de um anjo, que lhe indicou São Pedro. Este, que também teve uma visão, foi à casa de Cornélio. Foi aí que aconteceu a abertura da Igreja para a evangelização dos pagãos, dos estrangeiros. No outro dia, Pedro chegou em Cesareia. Cornélio o estava esperando, tendo convidado seus parentes e amigos mais íntimos. 
Não somente ele queria encontrar-se com o Senhor, como também queria o mesmo para todos os seus parentes e amigos. Cornélio ouviu da boca do primeiro Papa da Igreja: “Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro” (At 10,28). Assim, São Pedro começou a evangelizar e, de repente, no versículo 44: “Estando Pedro, ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a (santa) Palavra. Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram vendo que o dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos; pois eles os ouviam falar em outras línguas e glorificar a Deus. Então Pedro tomou a palavra: 'Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias” (At 10,44-48). 
São Cornélio tornou-se o primeiro bispo em Cesareia. Homem religioso e de oração, Deus pôde contar com ele para a maravilhosa obra que chega até nós nos dias de hoje. Pela docilidade de muitos, como São Cornélio, o Santo Evangelho se faz presente em nosso meio.
Peçamos a intercessão de São Cornélio para que busquemos cada vez mais o Senhor.
São Cornélio, rogai por nós!

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO, CHEGANDO !!!


SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO
04 de Fevereiro à 01 de Abril
Horário: 19h30
Local: Nova Igreja - Paróquia de Santa Luzia - Ibipitanga Bahia
"Porque João os batizou com água, mas vós
sereis batizados no Espírito Santo" At 1,5